Bases Tecnológicas


EMENTA
Sedimentação da qualidade: filosofia e conceitos. Conceito de Qualidade: Gestão de Qualidade e Gestão da Qualidade. Planejamento e Controle da Qualidade. Qualidade em Serviços. Ferramentas da Qualidade. Padronização e Normalização. ISO 9000.


OBJETIVOS
Situar a origem do pensamento da qualidade, de modo a evidenciar a importância e a utilidade do estudo para a Administração; conhecer os principais teóricos, teorias e abordagens da Qualidade baseadas em cinco enfoques: tarefas, pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente; e, compreender a importância das abosdagens para o Administrador.


COMPETÊNCIAS
Definir qualidade, seus fundamentos e áreas de atuação nas organizações; discutir os objetivos da qualidade frente às transformações tecnológicas e ambientais; abordar o Sistema de Gestão da Qualidade; estudar as ferramentas de qualidade; diferenciar normalização de padronização; e, sedimentar os conceitos de GQT.

HABILIDADES
Descrever Qualidade, seus fundamentos e áreas de atuação nas organizações; argumentar os objetivos da qualidade e sua relação com as tendências atuais; construir e aplicar sistemas de gestão da qualidade; empregar as ferramentas de qualidade; aplicar normalização e padronização em busca de consolidar os conceitos de GQT.